quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

24º FALE

O FALE (Fórum Acadêmico de Letras) é um evento de nível nacional, promovido pela Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras (ANPGL) juntamente com uma Universidade parceira que abriga este acontecimento. Sua 24ª edição acontecerá na Universidade Federal de Roraima (UFRR), Campus do Paricarana, em Boa Vista, entre os dias 13 a 15 de junho de 2013.

O Fórum tem o triplo objetivo de: 1) abrir espaço para divulgação e debate efetivo de trabalhos de pesquisa realizados por alunos de graduação em Letras e áreas afins (por meio das sessões de comunicações); 2) discutir políticas, práticas e possibilidades de realização da pesquisa em nível de graduação (em mesas-redondas e conferências); e 3) ensinar a fazer pesquisa, efetivando mecanismos que ajudem a introdução do estudante em trabalhos de pesquisa (por meio de oficinas de pesquisa).

Nas "Terras de Macunaima", esses objetivos compreendem também a articulação das características formadoras da identidade cultural-regional com aquelas da cultura global. O espaço roraimense destaca-se por ter uma participação expressiva de migrantes e imigrantes, ao lado dos grupos étnicos que somam o total de 11% da população. No estado, cotidianamente são faladas pelo menos 15 línguas, sendo 12 indígenas e três línguas majoritárias português, inglês e espanhol. Desse modo, o estado é campo fecundo de manifestações culturais em negociação, situação que propõe (ou impõe?) um vasto e instigante cenário de pesquisa voltado à abertura ao outro - esse outro que está sempre a chegar, a partir de dentro e de fora da "fronteira". Assim, unem-se nesse evento modos vivendi tradicionais e tecnologias inovadoras que perpassam desde o ensino médio, graduação até a pós-graduação.

O evento é dirigido ao público acadêmico especialmente aos alunos de graduação dos cursos de Letras e áreas afins, cujos trabalhos devem enfocar o universo literário, linguístico e cultural no país e regiões fronteiriças. Participam do 24º FALE estudantes, conferencistas e convidados do Brasil e do exterior.

Em 2013, convidamos todos a participar do 24º FALE e a conhecer Roraima, na "Morada de Macunaima".

Nenhum comentário:

Postar um comentário