quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Exposição sobre o Terruá Pará em destaque no IAP


As telas compostas pelo ilustrados (sic) paraense Junior Lopes para a última edição do Terruá Pará, que aconteceu em outubro, em São Paulo, está em exposição no Instituto de Artes do Pará (IAP) até a próxima quinta-feira, 6. A exposição faz parte da programação do VII Festival SE RASGUM, que conta com ampla programação entre oficinas, mesas de debate, pocket shows e shows em diversos espaços na cidade com apoio do IAP.

A convite da coordenação do Terruá Pará, que já conhecia o trabalho de Junior Lopes, ele se inspirou no evento para compor imagens dos artistas paraenses que participaram do projeto neste ano, a partir da utilização de retalhos de tecidos. O trabalho resultou em uma belíssima exposição, que foi apresentada no hall do Auditório Ibirapuera, em São Paulo, durante a realização do evento, e que agora, o público pode conferir no Instituto de Artes do Pará, com entrada franca.

Junior Lopes nasceu em Castanhal, mas mora em São Paulo há 12 anos e lá realiza seu trabalho como free lancer para agências e escritórios de design. Entre os diversos prêmios que já ganhou, destaca-se um CANNE, conquistado pela técnica por ele desenvolvida e utilizada na exposição que se encontra no IAP, numa campanha de Jeans por uma agência em São Paulo.

Serviço:
Exposição de Junior Lopes.
Local: Hall do IAP, Pça. Justo Chermont, 236, Nazaré.
Data: até 06 de dezembro de 2012.
Horário: 08h00 as 14h00.
Entrada franca.


Recital da Caixa Preta | São Paulo


Caros, no dia 12 de dezembro, quarta-feira, às 20h, acontecerá o Recital da Caixa Preta, na Praça Mário Chamie (Bibliotecas) do Centro Cultural São Paulo. O recital contará com a participação dos poetas Marcelo Ariel, Contador Borges, Simone Homem de Mello, Claudio Daniel, Andréia Carvalho, Greta Benitez, Máh Luporini, Ale Safra, Diogo Cardoso, Celso Vegro, Edson Bueno de Camargo, Rosana Piccolo, Antonio Vicente Seraphim Pietroforte, Elson Fróes, Maria Alice Vasconcelos, Célia Musilli, Carlos Bueno, Natália Barros, Rubens Jardim, Janayna Barão e Paulo Sposati Ortiz. Na ocasião, haverá o lançamento dos livros:


Cartas a Vadim Kozovoi seguido de A palavras ascendente e Depois do Golpe, ensaio, precedido por O ir-e-vir eterno, de Maurice Blanchot, traduzidos por Amanda Mendes Casal & Eclair Antonio Alameida Filho; 

Eu índice n, conto, único até agora, na produção do poeta E. M. de Melo e Castro. Conto que estava dado como perdido (edição especialíssima com infodesenhos de Eugénia Melo e Castro); 

Cautos Causos e Outros Cautos causos, dois novos livros de Glauco Mattoso; 

Al otro lado del acaso, de José Cardona-Lopez (Edição especial em Espanhol); 

O sonho da insularidade, de Delfín Prats, traduzido por Fábio Aristimunho Vargas; 

Estética como acontecimento, de Daniel Lins; 

Nioque antes da primavera, de Francis Ponge, e Livro das areias, de Solange Rebuzzi; 

A estranheza-em-comum, de Silvina Rodrigues Lopes; 

Poemas Míticos, plaquete de Contador Borges; 

Camafeu escarlate, de Andréia Carvalho; 

The chair/A cadeira, plaquete de David Dephy, autor do Leste-europeu, tradução de Fabio Bensoussan; 

Destino: Rua Aurora e El Futuro, livro e plaquete de Alfredo Fressia; 

Gritos, rasgos e rapinas - 23 poemas de Joyce Mansour, tradução de Eclair Antonio Alameida Filho e prefácio de Claudio Willer; 

Circular, do poeta argentino Mario Arteca, tradução de Ronald Polito;

Vinil, de Mario Arteca, tradução de Dirlen Loyola e o Fabrício Gabriel de Souza; 

Flor de Lírio, Adriana Zapparoli.


Texto: Claudio Daniel - Poeta, tradutor, ensaísta e editor da Zunái: Revista de Poesia & Debates.

Barroco Italiano é destaque do concerto da série “Música de Câmara”


A Academia Brasileira de Letras deu continuidade à sua série “Música de Câmara na ABL” com o concerto “Música Barroca Italiana”, que teve a participação do Conjunto de Música Barroca, composto pelos seguintes intérpretes, que se utilizarão, além da voz, de instrumentos daquele período (século XVII): Paloma Lima e Noeli Mello (voz), Alain Pierre (arquilalaúde), Eduardo Antonello (cravo) e Lenora Mendes (viola da gamba). O espetáculo aconteceu no dia 14 de junho, quinta-feira, às 18 horas, no Teatro R. Magalhães Jr., sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203. A coordenação é do Acadêmico Luiz Paulo Horta, também jornalista e musicólogo.

O programa apresentou obras dos seguintes compositores dos denominados Diálogos Musicados do Século XVII: Marco da Gagliano, Luna Mia; Giulio Caccini, Al fonte, al prato; Luigi Rossi, Amor l’ali m’inpenna, Amor io parto e Occhi belli; Tarquinio Merula, Non mi lusingar e Folle è ben che si crede; Girolamo Fescobaldi, Gioite; Giovanni Legrenzi, Se l’aura pira, Begl’occhi io non provo e Alma redentoris; Claudio Monteverdi, Jubilet Tota Civitas, Salve Regina e O Come sei gentile.

A série “Música de Câmara da ABL”, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal, tem patrocínio da Petrobras.




Saiba mais

O projeto Diálogos Musicados nos Séculos XVII tem como objetivo apresentar e divulgar duos vocais de música barroca, fazendo uso de recursos cênicos. Os instrumentos utilizados no acompanhamento são típicos do período: arquilalaúde, cravo ou espineta e viola da gamba. Podemos dizer que as apresentações de música barroca em duos encenados compõem o diferencial deste projeto. As encenações, inspiradas na tradição operística barroca, acentuam as características expressivas de cada peça do repertório, tornando-o mais atraente para plateias amantes da música do período e para os jovens que constituem parte do público alvo.

Na direção musical, estão unidos os experientes Alain Pierre Magalhães e Paloma Lima. Alain Pierre é criador e diretor do Trio Renascentista e participou do grupo Pró-Arte Dança Antiqua, Conjunto de Música Antiga da UFF e da turnê pela França com o Conjunto de Música antiga do Rio de Janeiro.

Paloma Lima cantou como solista principal no DVD Ofício 1816, de Padre José Maurício Nunes Garcia, recentemente lançado, com coro e orquestra. Entre seus trabalhos como cantora de musica barroca, destaca-se suas participações como protagonista da ópera de Joseph Bodin de Boismortier, em longa temporada no CCBB do Rio de Janeiro. Recentemente, fez parte do elenco de cantores da Ópera Pigmaleão de P. Rameau em cartaz no CCBB nos meses de abril e maio de 2012.


ABL homenageia Jorge Amado em conferência do ciclo “A memória reverenciada"


A terceira conferência do ciclo "A memória reverenciada", da Academia Brasileira de Letras, teve como tema "Jorge Amado e a invenção do Brasil", com palestra do Acadêmico e escritor baiano João Ubaldo Ribeiro. O evento comemora o centenário de nascimento do Acadêmico e escritor Jorge Amado. A coordenação do ciclo é do Acadêmico Alberto Venancio Filho, e a conferência aconteceu no dia 17 de julho de 2012, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. 




Saiba mais

João Ubaldo Ribeiro nasceu em Itaparica, na Bahia, em 1941. Passou a infância em Aracaju e aos 10 anos mudou-se para Salvador. Em 1957, começou a trabalhar como jornalista e, no ano seguinte, iniciou os estudos de direito na Universidade Federal da Bahia. Entre 1964 e 1965, logo depois de escrever Setembro não tem sentido, morou nos Estados Unidos, onde fez mestrado em ciências políticas.

Membro da Academia Brasileira de Letras desde 1994 –eleito no dia 07 de outubro de 1993 e onde ocupa a Cadeira nº 34 – João Ubaldo Ribeiro é um dos escritores mais importantes do Brasil. Autor de livros de contos, crônicas, infantojuvenis e de romances que se tornaram referência na literatura brasileira. Seus livros foram traduzidos para 13 idiomas, entre eles Sargento Getúlio, Viva o povo brasileiro, Já podeis da pátria filhos, O sorriso do lagarto e O feitiço da ilha do Pavão.


Chamada para publicação: Revista Interfaces | UFRJ

Revista Interfaces


A Revista Interfaces, registrada com o ISSN 1516-0033, foi criada em 1995, no Centro de Letras e Artes da UFRJ. Publica o resultado de pesquisas e reflexões que integram a produção de conhecimento desenvolvida por seus Programas de Pós-graduação: Arquitetura, Artes Visuais, Ciência da Literatura, Interdisciplinar Linguística Aplicada, Letras Clássicas, Letras Neolatinas, Letras Vernáculas, Linguística, Música e Urbanismo, e acolhe colaborações de pesquisadores das áreas de artes e humanidades, desde que sejam inéditas.


PRÓXIMOS NÚMEROS


• Número 19, 2013/ii

SABERES E PODERES DO CORPO
(Data limite para envio de propostas: 30 de abril de 2013).


Os trabalhos devem ser enviados para: claposgrad@gmail.com

Aqui seguem outras informações importantes:

SEMINÁRIO: NEGRITUDE EM MOVIMENTO - 10 ANOS DO GRUPO DE ESTUDOS AFROAMAZÔNICO


1º Dia. 10 de dezembro de 2012.


Manhã

Palestra de Abertura: Prof.Dr. Marco Antonio Domingues UNIR.

1ª Mesa-Redonda:  10 anos do Negro em Movimento na Universidade. Trajetórias do GEAAM.
Palestrantes: Raimundo Jorge Nascimento de Jesus; Eleanor Gomes da Silva Palhano, Bruno Borda, Zélia 
Amador de Deus, Marilu Márcia Campelo.
Mediador: Apolinário Alves Filho.
Local:  LAANF

Tarde

2ª Mesa-Redonda: Ações e Reações dos Afro-religiosos em Belém.
Palestrantes: Arthur Leandro (Instituto Nanjetu), Edson Catendê (AFAIA), Mãe Nalva(ACYOMI e Rede Saúde), Pai  Walmir (INTECAB), Pai Luis Tayandô (ACAOÃ)
Debatedor: Zélia Amador de Deus
Mediador: Raimundo Jorge Nascimento de Jesus
Local: LAANF

Fim da Tarde

Lançamento do Workshop – Artistas de Terreiro (Gep Roda de Axé)
Abertura da Exposição Reis Africanos (Casa Brasil África) e Fotografias de Deise Loide.
Local: a ser divulgado

2º Dia – 11 de dezembro de 2012.


Manhã

Palestra: Prof.Dr. Jose Renato Baptista UERJ – “Sè tou melanje: uma etnografia sobre o universo social do vodu haitiano”

1ª Mesa-Redonda: “Quem é de axé diz que é”
Palestrantes: Mãe Nanjetu, Mãe Bete de Bamburucema, Mãe Jocolocy, Pai Gilmar, Mãe Kátia Haddad, Pai Alberto.
Debatedor: Assunção José Pureza Amaral
Mediador: João Simões Cardoso Filho
Local: LAANF

Tarde

14hs00 as 18hs00
Palestra: Prof. Dr. Ivair dos Santos –“A contribuição do GEAM para o avanço das ações afirmativas no Brasil”

2ª Mesa-Redonda: A Lei 10.639 em ação. Socializando a produção do Curso de Especialização.
Palestrantes: Exposição dos trabalhos do curso de especialização com debates.
Debatedor: Luis Fernando Cardoso e Cardoso e Monica Conrado
Mediador: Eleanor Gomes da Silva Palhano
Local: LAANF

Noite

Exibição e debate de filmes africanos
Debatedor: Eleanor Palhano (Casa  Brasil Africa)
Local: LAANF

3º Dia – 12 de dezembro de 2012.


Manhã – Mini curso:

08 hs as 10hs - Racismo uma Introdução – Prof. Ms Raimundo Jorge Nascimento de Jesus e Prof. Dr. Ivair Augusto dos Santos

10hs as 12hs - Comunidades e territorialidade – Prof. Dr. Marco Antonio Rodrigues
Local: LAANF

Tarde – Mini curso:

14hs as 16hs - Religiões de matriz africana no Pará – Profª. Dra. Marilu Márcia Campelo e Prof. Dr. José Renato Baptista.

16hs as 18hs - Poética e Literaturas Afro-brasileiras – Profª. Dra. Zélia Amador de Deus
Local: LAANF

Noite

Exibição e debate de filmes africanos
Debatedor: Elói Biquer (da Guiné Bissau)
Local: LAANF

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
INSCRIÇÕES COM ANTECEDÊNCIA: 
Informações: afroamazonico@gmail.com ou tel: (91)3201-8365
Haverá certificado com carga horária.

COMISSÃO ORGANIZADORA:
Marilu Márcia Campelo
Raimundo Jorge Nascimento do Jesus
Eleanor Gomes da Silva Palhano
Zélia Amador de Deus
Shirley Muryel Albuquerque Ferreira
Claudio Pinheiro
Rosália Freitas


Fonte: ASCOM | UFPA

III Congreso Internacional "Cuestiones críticas" | Argentina


Los Centros de Estudios en Literatura Argentina y de Teoría y Crítica Literaria invitan a participar del III Congreso Internacional "Cuestiones críticas", que se llevará a cabo los días 24, 25 y 26 de abril de 2013 en la ciudad de Rosario.


Tal como propusimos en las convocatorias a congresos, coloquios y jornadas anteriores, invitamos a promover y sostener un ámbito de discusión e intercambio en torno a la teoría y la crítica literaria y a las literaturas argentinas y latinoamericanas, a partir de los siguientes ejes temáticos:
  
  1. La literatura y sus límites. Discusiones sobre la definición y el valor de lo literario en los siglos XX y XXI.
  2. El giro subjetivo en la literatura y la cultura contemporáneas (escrituras del yo, testimonios, crónicas).
  3. Variaciones sobre el realismo. Vigencia y transformaciones.
  4. Versiones de lo imaginario. Literatura, filosofía, psicoanálisis, antropología. 
  5. Nueva poesía argentina y latinoamericana: neobarrocos, objetivistas y, después, materialistas y epifánicos.
  6. Nueva narrativa argentina y latinoamericana. Escritores y artistas de las dos últimas décadas.
  7. Relación literatura/nueva dramaturgia y nuevo cine en argentina y latinoamérica.
  8. Literatura y mercado. Ficciones económicas. Políticas de la edición y la traducción.
  9. Revistas literarias y culturales.


Panelistas confirmados a la fecha:
César Aira, Gonzalo Aguilar, Jens Andermann, Nora Catelli, Miguel Dalmaroni, Nora Dominguez, Álvaro Fernández Bravo, Gabriel Giorgi, Florencia Garramuño, Cristina Iglesia, Tamara Kamenszain, Adriana Kanzepolsky, Mauricio Kartun, Alejandra Laera, Sylvia Molloy, Silvio Mattoni, Ana Porrúa, Sylvia Saítta, M.Celia Vázquez.

Comité Académico:
Gonzalo Aguilar, Jens Andermann, Adriana Astutti, Nora Avaro, Mónica Bernabé, Analía Capdevila, Sandra Contreras, Sergio Cueto, Rubén Chababo, Miguel Dalmaroni, Álvaro Fernández Bravo, Enrique Foffani, Alberto Giordano, Gabriel Giorgi, María Teresa Gramuglio, Florencia Garramuño, Adriana Kanzepolsky, Alejandra Laera, Silvio Mattoni, Laura Milano, Ana Porrúa, Judith Podlubne, Martín Prieto, Susana Rosano, Sylvia Saítta, María Celia Vázquez, Marcela Zanin.

Comisión Organizadora:
Adriana Astutti (Coordinadora), Nieves Battistoni, Natalia Biancotto, Mariana Catalin, Gilda di Crosta, Camila Eujanian, Javier Gasparri, Irina Garbatzsky, Mariela Herrero, Maximiliano Linares, Vanesa Maggioni, Cristian Molina, Laura Moneta, Julia Musitano, Matías Philipp, Martín Prieto, Carolina Rolle, Vicenç Tuset, Laura Utrera y Julieta Yelín.

Auspician:

Secretaría Académica, Escuela de Letras y Secretaría de Relaciones Internacionales de la Facultad de Humanidades y Artes

Centro Cultural Parque España | AECID

Museo de la Memoria Rosario  


Acesse o site do evento e saiba mais.

Comédia, drama e pastelão em ''Pro Ensaio Geral''


O Projeto Pauta Mínima, do grupo Cuíra, com patrocínio da Funarte e MinC, traz mais um espetáculo em cartaz esta semana. Estreia no dia 6 e fica em temporada até o dia 9 de dezembro, o espetáculo “Pro Ensaio Geral”.  Comédia, drama, pastelão, escracho, a peça montada pelo grupo BAI - Bando de Atores Independentes traz a história de Divina, Científica e Durval, personagens que se entrelaçam em aproximadamente uma hora de apresentação.

A idealização e dramaturgia do espetáculo é de Maurício Franco e Sandra Perlin. Ele, ator, figurinista, diretor, artista plástico. No espetáculo ele é Divina, uma transexual que deseja realizar um grande sonho, ser atriz e montar um grande espetáculo. Ela, atriz de trajetória atípica no teatro, dedicando-se exclusivamente às artes cênicas desde 2009, quando volta aos palcos com o espetáculo “As Gatosas”, do Grupo Cuíra. 

Sandra é Científica, mãe de Divina, que sonha em ser uma atriz de verdade. Finalmente consegue recursos e está produzindo sua grande aparição ao público. Durante o espetáculo, a plateia acompanha os momentos que antecedem a estreia. Em meio a isso, um drama de Cientifica vem à tona, quando ela recebe o resultado de exames de sua frágil saúde, mas não consegue contar à Divina com medo de estragar o glamour de seu sonho.  Na noite do ensaio geral ela chegará com a filha ao teatro, mas será que vai estar na plateia?

“O enredo, aparentemente cotidiano, esconde os mistérios da vida, as relações humanas e como elas se desenvolvem, as disputas de poder no seio familiar, os sonhos de pessoas aparentemente comuns que trazem em si a alma do artista", diz Maurício Franco.

A direção é de Vandiléia Foro. Sandra Perlim e Maurício atuam e assinam a dramaturgia. Malu Rabelo, responsável pela luz do espetáculo, também está na cena e interpreta Durval, uma espécie de faz tudo na casa. A produção é de Rafael Couto, com a Consultoria dos Produtores Criativos.

Serviço:
“Pro Ensaio Geral” - Projeto Pauta Mínima

BAI - Bando de Atores Independentes
Data: 06 a 08 de dezembro
Hora: 21h (quinta à sábado)
         20h (domingo)

Local: Teatro Cuíra
End.: Rua 1º de Março com Riachuelo
Ingressos: R$ 20,00 (meia entrada p/ estudantes)
Informações: (91) 9119-9367 / 3246-4830 / 9987-7819
cuiradopara@hotmail.com


FONTE: GUIART

Careca Braga e Zé Maneschy apresentam ''Samba da minha Terra''


Careca Braga e Zé Maneschy apresentam, nesta quarta, no Sesc Boulevard, o show “Samba da Minha Terra” com um repertório que resgata o estilo mais brasileiro de todos, em versões instrumentais.

Sambas de grandes autores da história da música brasileira como Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, Baden Powel, Tom Jobim e Carlos Lira ganharam leituras e releituras nas cordas de Careca e Maneschy.

Tudo numa linguagem instrumental-jazzística recheda de belas harmonias, improvisos e muito swing. Além da guitarra de Careca Braga e do violão de Zé Maneschy, o show contará ainda com o talento de dois convidados especiais: João Bererê, na bateria e Mário Jorge, no baixo acústico.

“Samba da Minha Terra” acontece, nesta quarta, dia 5 de dezembro, no palco do Espaço Cultural Sesc Boulevard, às 19 horas, com entrada franca. 

Serviço:
“Samba da Minha Terra” - Careca Braga e Zé Maneschy 

Data: 05 de dezembro – quarta
Hora: 19h
Local: Sesc Boulevard
End.: Av. Boulevard Castilho França, 522
Entrada Franca


Fonte: GUIART

Palestra ajuda a reconhecer os diferentes tipos de texto e como lidar com eles | NPI - UFPA

Muitas pessoas acreditam que texto é apenas um aglomerado de palavras escritas em um papel. Mas, na verdade, imagens, cheiros, ruídos, tudo que possui significado e é plausível de interpretação pode ser considerado texto. Ajudar a reconhecer os diferentes tipos de texto e como lidar com eles é um dos objetivos da palestra “Juntando Letras para Ler o Mundo: aspectos lúdicos e reveladores da leitura”, que acontece amanhã, 5 de dezembro, às 9h, na Sala de Multimídia 01, do Ensino Médio, da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, antigo Núcleo Pedagógico Integrado (NPI). A inscrição é gratuita e deve ser feita no local do evento.

A programação vai tratar das descobertas que as leituras proporcionam, tanto pelos livros quanto pelas imagens. “O objetivo é incentivar uma reflexão sobre as múltiplas leituras do mundo, seja por meio das cores, dos ruídos, dos sonhos, de tudo o que se vê e se ouve. O despertar para a leitura do vivido ou ainda buscar acessar a realidade pela leitura nos ajuda a entender o passado e projetar o futuro. A leitura é interpretação e projeção captada e, como tal, cria e recria nossas realidades e nos move”. É o que afirma a palestrante e professora da UFPA Suelene Pavão.

A palestra é uma iniciativa do Laboratório Interdisciplinar para o Ensino de Sociologia na Educação Básica (Laboratório Helicônia), coordenado pelas professoras Eleide e Maria do Carmo Dias. Segundo a professora Suelene, serão utilizados textos escritos, músicas e um vídeo, para discutir o que a leitura pode proporcionar nestes diferentes meios. Além de um texto sobre o papel do professor e sua missão de despertar o interesse dos alunos para a leitura. O encontro é voltado para professores do ensino básico, estudantes de licenciatura que estão fazendo estágio docente, alunos do ensino médio e outras pessoas interessadas.

Ensino – O Laboratório Helicônia é um espaço interdisciplinar cujos objetivos são motivar a criação de novas metodologias de ensino e produções acadêmicas voltadas para a Educação Básica. O Laboratório recebeu este nome devido à comparação metafórica com as helicônias, plantas tropicais de cores intensas, dificilmente despercebidas por conta do seu poder de transformar o ambiente onde se encontram.

Serviço:

Palestra: “Juntando Letras para ler o mundo: aspectos lúdicos e reveladores da leitura”
Local: Sala de Multimídia 01 do Ensino Médio da Escola e Aplicação da UFPA.
Data: 5 de dezembro, às 9h.

Texto: Tháís Siqueira - Assessoria de Comunicação da UFPA


Público elege Grande sertão: veredas como tema do próximo minicurso do Grupo EELLIP

Em nossa primeira enquete, questionamos os leitores acerca de quais obras de Guimarães Rosa eles gostariam de conhecer mais. Após uma semana, desde o início das votações, obtivemos as seguintes respostas:

  • 1) Grande sertão: veredas (1956) foi eleito com 33% dos votos, seguido de
  • 2) Estas estórias (1969), que conseguiu 25%, e
  • 3) Corpo de baile (1956), com 16% no total.

Agradecemos aos participantes dessa primeira eleição. Sua decisão nos ajudou a definir o próximo tema do minicurso que será promovido pelo Grupo EELLIP, possivelmente ainda em 2012. Aproveitamos a oportunidade para lançar a nova enquete que moverá nossas discussões nessa semana, e que diz respeito ao tipo de conteúdo veiculado pelo blog.

Das seções propostas pelo blog João Guimarães Rosa: arquivo & debates na Amazônia, qual delas é mais útil para você?

1) Artes plásticas, cinema e música
2) Chamada para publicação
3) Dica de Leitura
4) Estágios
5) Eventos 
6) Multimídia (conferências)

Para contribuir, é fácil: basta clicar em uma das opções que estão fixadas no canto superior direito de nossa página de apresentação, logo abaixo da lista de sites sugeridos.

Dê sua opinião, interaja conosco pela enquete, ou por meio do endereço eletrônico: eellip.ufpa@gmail.com


Texto: Brenno Carriço - Editor-Chefe do blog Grupo de Pesquisa EELLIP | UFPA - João Guimarães Rosa: arquivo & debates na Amazônia.

Grupo EELLIP é destaque na Espanha


Nesta terça-feira, 04/12, o grupo EELLIP ganhou destaque no site do Centro de Estudios Brasileños da Universidade de Salamanca - considerada uma das instituições de nível superior mais tradicionais e conceituadas da Europa. O CEB | USAL possui, entre seus objetivos, o de difundir a realidade brasileira na Espanha, bem como a língua e cultura espanhola no Brasil.

Para conferir a matéria, clique aqui.

Entre outras ações, mais recentemente, o Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, em parceria com a Academia Brasileira de Letras, organizou o evento “2012 - Ano Jorge Amado: In Memoriam”, cujo intento foi o de promover e estimular atividades, especialmente na Espanha e na Europa, que tratassem da produção literária de um dos principais escritores brasileiros.

Acesse o site do CEB | USAL e saiba mais sobre a homenagem a Jorge Amado.


Texto: Pablo Rossini - Colaborador do blog Grupo de Pesquisa EELLIP | UFPA - João Guimarães Rosa: arquivo & debates na Amazônia.