segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Grupo EELLIP comemora primeira semana de seu blog no ar!

O Grupo de pesquisa EELLIP celebra o sucesso do blog João Guimarães Rosa: arquivo & debates na Amazônia. Desenvolvido com o intuito de popularizar o acesso à produção acadêmica rosiana recente, bem como, de um modo geral, servir enquanto espaço para a divulgação de temas de interesse para a área de Letras, por meio de posts diários sobre chamadas para publicação de artigos em revistas especializadas, eventos, entre outros assuntos, o blog vem ganhando ampla difusão nas redes sociais.

Idealizado pela equipe de bolsistas e voluntários de IC da Universidade Federal do Pará, atualmente composta por Brenno Carriço, Pablo Rossini, Francisco Ribeiro e Wellington Rocha, e sob a coordenação do prof. dr. Sílvio Holanda, o website, há uma semana no ar, já conta com mais de 900 acessos, que incluem países como Estados Unidos, líder no ranking de visualizações internacionais, e Alemanha, seguidos de Portugal e Suíça.

Agradecemos aos leitores e amigos, que têm prestigiado o trabalho empreendido pelo Grupo EELLIP. Aguardamos suas contribuições e possíveis críticas, pois a melhoria de nosso serviço depende de vocês. Entrem em contato conosco e enviem suas sugestões.

Esse espaço é, sobretudo, seu!!


Texto: Brenno Carriço - Editor-Chefe do blog Grupo de Pesquisa EELLIP | UFPA - João Guimarães Rosa: arquivo & debates na Amazônia.

II Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ


APRESENTAÇÃO


O II Congresso Internacional da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (II CIFALE), intitulado Línguas, Literaturas, Diálogos, será realizado no período de 02 a 05 de setembro de 2013, na Faculdade de Letras da UFRJ, campus da Cidade Universitária.

Esta edição do CIFALE tem como principal objetivo promover um amplo diálogo entre pesquisadores, escritores, tradutores, professores e estudantes em torno das questões que vêm constituindo a agenda dos debates nacional e internacional na área de Letras.

“Línguas, literaturas, Diálogos” representam, neste II Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ, as primeiras coordenadas para a construção de um encontro que também objetiva viabilizar uma rede colaborativa entre os seus participantes, com vistas à compreensão dos novos cenários socioculturais, estéticos, políticos, científicos e tecnológicos e de suas profundas implicações no campo das Letras.

PRESENÇAS CONFIRMADAS: Caetano Waldrigues Galindo, Cleonice Berardinelli, Daniela Pereira de Carvalho, Gonçalo M. Tavares, Marcos Siscar, Rosa Maria Martelo e Rubens Figueiredo.


Para saber mais sobre o evento, acesse o site, clicando aqui.

Ciclo de conferências da ABL debate o tema “Épicos brasileiros da contemporaneidade”, com o professor Anazildo Vasconcelos da Silva


O Ciclo de conferências “A epopeia revitalizada”, da Academia Brasileira de Letras, debaterá o tema “Épicos brasileiros da contemporaneidade”, a ser proferida pelo professor Anazildo Vasconcelos da Silva. A coordenação é do Acadêmico e poeta Carlos Nejar. O evento está programado para o dia 04 de dezembro, terça-feira, 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.

O ciclo terá ainda mais uma palestra: dia 11 de dezembro, "Dos cavalos da Inconfidência: a voz antiépica de Cecília Meireles", com o Acadêmico e poeta Antonio Carlos Secchin.
Os Ciclos de Conferências da ABL, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal, têm patrocínio da Petrobras.

Saiba mais

Anazildo Vasconcelos da Silva é doutor em Letras e professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além de professor titular de Literatura Brasileira da Universidade Veiga de Almeida, atuou também nos Estados Unidos, como professor visitante, nas Universidades do Arizona, do Novo México e de Illinois. Desenvolveu na UFRJ, durante os trinta anos de ensino nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Letras, um projeto de pesquisa na área de Semiologia, sobre a criação e os gêneros literários, de que resultaram as Semiotizações literárias do discurso (a ficcional, a lírica, a épica, a ensaística e a retórica), que, reunidas, compõem uma Semiótica Literária.

A Semiotização épica do discurso, publicada em artigo em 1980 e em livro em 1984, teoria épica do discurso que resgata a perspectiva crítico evolutiva da épica ocidental, de Homero ao Pós-modernismo, divulgada em cursos de pós-graduação de Universidades do Brasil e do exterior, em congressos nacionais e internacionais, foi o suporte teórico que possibilitou o resgate crítico da epopeia.

A Formação épica da literatura brasileira, publicada em 1987, é a primeira obra que formula o percurso da épica brasileira no processo de formação da literatura brasileira, das origens ao pós-modernismo, serviu de suporte teórico para dezenas de dissertações e teses na UFRJ e outras universidades brasileiras e estrangeiras.


Chamada para publicação: Revista Guavira Letras | UFMS



Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFMS, Campus de Três Lagoas-MS. 
Qualis B3 - ISSN 1980-1858


Os trabalhos nela publicados são de ordem acadêmica e científica e apresentam o que há de mais avançado nesta área, desenvolvido pelos pesquisadores da Universidades Federal do Mato-Grosso do Sul. 

Chamada para publicação / Call for papers!


As edições de 2013 da Revista GUAVIRA LETRAS, do Mestrado em Letras da UFMS, estão assim programadas:


  • ed. 16, área de Estudos Linguísticos, fechamento para colaborações em 6 de maio de 2013;

  • ed. 17, área de Estudos Literários, fechamento para colaborações em 7 de outubro de 2013.


Este prazo se refere para colaborações sem tema definido; os temas dos dossiês de cada edição serão informados posteriormente.

As normas seguem no final deste email; logo abaixo, veja o sumário da edição 14, que está disponível no site da revista.

Temas sociais na fotografia de Raoní Beltrão


O fotógrafo paraense Raoní Beltrão do Vale, especializado em retratar pessoas e movimentos sociais por onde passa, realiza sua primeira exposição individual no Complexo Cultural Bancário, na sede do Sindicato dos Bancários, em Belém.

Raoni cursou as oficinas da Associação Fotoativa, especializando-se em retratos pela Universidade Carlos III de Madri. Ele possui diversas fotos publicadas em portais da web como: National Geographic Brasil, UNICEF Espanha, France 24h, entre outros periódicos e livros.

A exposição “Crisis” organizado pelo fotógrafo integra a programação cultural que marca os 79 de anos de lutas e conquistas do Sindicato dos Bancários no Estado do Pará. Na mostra o artista reflete sobre a precarização da sociedade europeia acostumada ao desenvolvimento. A crise econômica na Espanha é retratada através da cobertura de manifestações sociais e flagrantes do cotidiano que apontam contradições comuns aos países pobres, que agora se tornam presentes também em países ricos.

As fotografias de  Raoní  podem ser vistas até o fim do ano,  na sede do Sindicato dos Bancários e a entrada é franca.

Serviço:
“Crisis” – fotografias de Raoní Beltrão do Vale

Visitação: até 31 de dezembro 
Hora: 9h às 18h
Local: Complexo Cultural Bancário
End.: Rua 28 de Setembro, 1210
Contatos: (91) 8110-6913
Entrada Franca


Fonte: Guiart